16 janeiro 2008

Joe Montana

Joe Montana, ou seja, Joseph Clifford Montana, nascido em 11 de Junho de 1956 em New Eagle, Pennsylvania, EUA, foi quarterback do San Francisco 49ers e do Kansas City Chiefs na NFL, a liga nacional de futebol americano profissional dos EUA. Montana, um dos dois quarterbacks a ter ganho até hoje quatro Super Bowls, é geralmente considerado o maior quarterback da história do futebol americano profissional. Montana foi apelidado de Joe Cool por seu comportamento calmo e tranquilo em campo sob as mais tensas situações.
As estatísticas de Joe Montana ao longo dos anos são impressionantes. Sob o seu comando, o San Francisco 49ers venceu quatro Super Bowls (XVI/1982, XIX/1985, XXIII/1989 e XXIV/1990). Naquelas finais, Montana nunca lançou um passe interceptado nem cometeu um fumble, tornando-se o único jogador a receber três prémios MVP ("Most Valuable Player" ["Jogador Mais Valioso"]). Em 1990, ele recebeu da revista Sports Illustrated o prémio "Sportsman of the Year" ["Desportista do Ano"].
Em Abril de 1995, Montana anunciou a sua despedida do futebol americano. Jogou as suas últimas duas temporadas pelo Kansas City Chiefs. Em 2000, Joe Montana foi colocado no Hall da Fama dos jogadores profissionais de futebol americano dos EUA.

Sem comentários: