23 janeiro 2008

As Origens do Râguebi

A origem do Rugby, tal como o conhecemos hoje, encontra-se envolta em «lendas e mitos», muitos dos quais provavelmente pouco têm a ver com a realidade dos factos.

A «lenda» mais conhecida diz respeito a William Web Ellis, aluno da famosa Escola de Rugby (a cidade inglesa que dá nome à modalidade), o qual durante um jogo de futebol terá pegado na bola com as mãos, correndo com ela até à baliza adversária.


As origens do Rugby perdem-se todavia na memória dos povos, sendo certo que formas mais ou menos parecidas com o jogo actual eram praticadas há vários séculos. Os romanos, por exemplo, jogavam o Harpastum, jogo com origem no Episkyros grego. Na Geórgia, praticou-se durante muito tempo o «Lelo», jogo semelhante ao Rugby, e que está na origem do nome atribuído à actual equipa daquela nação do Leste, «Lelos».


O que é certo é que durante o século XIX, várias escolas praticavam diversas formas de «football» com regras próprias e não uniformizadas.

Em 1845 apareceu um primeiro documento com as regras do jogo, mas apenas em 1871 é fundada a Rugby Football Union, em Inglaterra.

A prática da modalidade generalizou-se na Grã-Bretanha e Irlanda, posteriormente, este jogo difundiu-se do Reino Unido para a Nova Zelândia, África do Sul e para os países da Europa

O primeiro jogo internacional teve lugar entre as equipas da Escócia e de Inglaterra (a 27 de Março de 1871), com a vitória a sorrir aos escoceses.

O Torneio das Cinco nações é a competição Internacional de Rugby mais importante. Nela enfrentam-se, anualmente, a Inglaterra, a Escócia, a Irlanda, os Países de Gales e a França.

Na década de 70 surgiram as primeiras polémicas em torno da profissionalização, no século XIX, mais concretamente nos anos 80 é finalmente aceite o profissionalismo, com a devida regulamentação.

Em 1987 tem lugar o primeiro Campeonato do Mundo de Rugby, disputado na Nova Zelândia e na Austrália, prova ganha pelos famosos «All-Blacks».

Sem comentários: