10 maio 2007

Gripe das aves (H5N1)


O H5N1 é o vírus da gripe das aves. Apareceu em Hong Kong, em 1997, e atingiu milhares de aves. Já infectou mais de uma centena de pessoas e tem uma grande capacidade de mutação. Pode ser resistente aos anti virais e transformar-se num vírus novo que terá capacidade de se transmitir a pessoa.
Gripe das aves é uma doença contagiosa dos animais, causada por vírus que, geralmente, infectam apenas aves e, mais raramente, os porcos. Pensa-se que todas as espécies de aves são susceptíveis à infecção, mas as aves de capoeira são mais vulneráveis e a doença pode rapidamente atingir proporções de epidemia.A doença manifesta-se de duas formas nas aves; uma que apenas provoca alterações nas penas e reduz a produção de ovos. A segunda manifestação é muito mais preocupante: extremamente contagiosa e rapidamente fatal, com uma morbilidade de quase 100 %, foi referida pela primeira vez na Itália, em 1878. A gripe das aves circula entre os animais por todo o mundo. Algumas aves, sobretudo as aquáticas, são hospedeiras do vírus e espalham-no, através da saliva, secreções nasais e fezes.
Quais são os principais sinais da doença nas aves?

Quais são os principais sinais da doença nas aves?
Apatia muito evidente, dificuldades respiratórias, corpo em bola, penas eriçadas associadas a queda da produção (ovos) e elevada mortalidade.Muitas vezes, o animal portador não fica doente, mas pode transmitir a gripe a outras aves. As aves domésticas podem ser infectadas através de contacto directo com animais doentes ou pelo contacto com superfícies (p.ex.: gaiolas) ou materiais (p.ex.: água ou alimentos), contaminados com o vírus

Sem comentários: